Volta às aulas: turma de agronomia UFG/Pronera retoma atividades

A turma de agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) / Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) retoma suas atividades amanhã, 12, com um seminário de avaliação e planejamento do curso.

O evento virtual marca o início do terceiro período da turma. No seminário, os alunos apresentarão aos professores, para avaliação, as atividades curriculares supervisionadas desenvolvidas por eles em suas comunidades de origem. A avaliação dos trabalhos encerra o ano letivo de 2020.

O evento servirá também para os professores e coordenadores planejarem a próxima etapa do curso, o período de aulas na UFG, que terá início no próximo dia 22. Devido à pandemia, as aulas serão remotas.

Alguns dos alunos que não dispunham do equipamento necessário ao acompanhamento das aulas foram beneficiados pelas doações recolhidas pela UFG e a associação de ex-alunos da universidade.

Alternância

O curso alterna um período de atividades acadêmicas realizadas na comunidade com o período de aulas na universidade, segundo o método da pedagogia da alternância preconizado pelo Pronera.

Política pública afirmativa

Criado em 2018 pela UFG e Incra, através do Pronera, a turma de agronomia UFG/Pronera tem hoje 37 alunos e é formada exclusivamente por estudantes oriundos dos projetos de assentamento da reforma agrária, por beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), por quilombolas, indígenas e trabalhadores rurais sem terra.

Embora a criação da turma esteja vinculada a uma política pública afirmativa, o ingresso foi por meio de , e aberto a estudantes de todo o país.